Oi viajantes, como prometido, estou aqui para compartilhar uma das experiências mais incríveis da minha recente viagem para a Finlândia: a busca pela aurora boreal.
![aurora boreal verde no ceu azul, e o chão cheio de neve](https://static.wixstatic.com/media/c7c2ec_3e0e00de85754c58bd15f1fffc3da841~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_655,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/c7c2ec_3e0e00de85754c58bd15f1fffc3da841~mv2.jpeg)
Localizada bem ao norte desse mundão, a região da Lapônia, na Finlândia, é famosa por ser um dos melhores lugares do mundo para observar a aurora boreal. Os melhores meses para vê-la são de setembro a março, quando as noites são mais longas e escuras. Além da Lapônia, outros destinos como Tromsø (Noruega), Ilhas Lofoten (Noruega), Yukon (Canadá) e Islândia são conhecidos por oferecer vistas espetaculares desse fenômeno natural.
Mas antes de embarcar nessa aventura, é importante você saber que a aurora boreal é um fenômeno natural e não é tão simples de encontrá-la. Movimento das nuvens, uma lua muito brilhante e a interferência das luzes da cidade podem dificultar a visibilidade. Por esses e outros motivos, optei por fazer a busca com um tour local experiente. E eles foram incríveis!
A busca foi guiada pela Luisa Schaffner da Arctic Road Trips e ela não descansou até encontrar um lugar com céu limpo, sem nuvens e longe da cidade. Com isso, rodamos mais de 400 km enquanto a noite chegava. As temperaturas chegaram a -26 graus, e eu estava congelando, mas a guia parecia muito adaptada e cheia de expectativas. Enquanto ela olhava para o céu e dizia que logo as luzes iriam aparecer, eu olhava e pensava “não vejo nada!” Hahahaha Mas então, aconteceu. As luzes da aurora começaram a dançar no céu e eu pensei “não é que ela estava certa?”
Na região, há uma grande variedade de excursões que oferecem a experiência de caçar a aurora boreal. Os preços podem variar consideravelmente, refletindo na qualidade da experiência que você terá. Por exemplo, o tour que optei por fazer não cobrava o valor cheio, caso não encontrássemos a aurora, o que achei extremamente justo. No entanto, ele foi acima do preço da maioria, mas eu sabia que só pagaria caso acontecesse, e isso me dava uma esperança maior, confesso! Hahaha. O tour foi 180 euros, e como mencionei acima, a guia não poupou esforços até encontrá-la. Ou seja, se você estiver indo caçar a aurora boreal nessa região, recomendo que entre em contato com eles.
Ver a aurora boreal foi um momento mágico que não sei explicar em palavras. É uma mistura de alívio devido ao tempo de espera no frio, junto com uma sensação de querer mais. Agora quero encontrar outras, mais bonitas… mais fortes. Quem sabe vê-la cor de rosa? A guia disse que é um fenômeno super raro, e caros viajantes, agora eu quero encontrar! Hahaha
Viajar e viver experiências tem dessas coisas, não é? Quanto mais você descobre o mundo, mais você quer descobrir… E sinceramente, eu amo esse sentimento! Se você sonha em ver a aurora boreal, não desista. Vale cada esforço e cada quilômetro percorrido. Recomendo fortemente fazer a busca com um tour local experiente, pois isso aumentará muito suas chances.
Bom, este post vai chegando ao fim e espero que ele tenha inspirado você a perseguir seus sonhos e a explorar todas as maravilhas que o mundo tem a oferecer.
Beijos, até a próxima,
Su!
Sempre pensei que ver a aurora era um sonho distante... Más nesse lugar tao mágico que é a Laponia, parece até facil haha.
Lugar muito lindo e com certeza um bom guia faz toda a diferença!